MODALIDADES DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO DO INSTITUTO SUPERIOR X EM PEMBA (2019-2021)

Autores

  • Felizardo Lourenco Felisberto Alano Universidade Católica de Moçambique - Moçambique
  • Natália Helena Bolacha Universidade Católica de Moçambique - Moçambique

Palavras-chave:

Modalidades avaliativas, Ensino superior, aprendizagem significativa, feedbackformativo

Resumo

As modalidades avaliativas no ensino superior têm um impacto significativo no processo de ensino-aprendizagem, influenciando tanto o desempenho acadêmico dos estudantes quanto a abordagem pedagógica dos docentes. Este estudo analisa criticamente as modalidades de avaliação adotadas na no instututo superior X, localizada em Pemba, entre os anos de 2019 e 2021, buscando compreender seus efeitos sobre a experiência acadêmica. A pesquisa, de abordagem qualitativa, baseia-se na triangulação de métodos, incluindo análise documental, entrevistas semiestruturadas com professores e estudantes e observação direta. Os resultados indicam que, embora a instituição tenha diretrizes que incentivam modalidades avaliativas diversificadas, a predominância de métodos tradicionais, como provas escritas e trabalhos individuais, ainda representa um obstáculo para a promoção de uma avaliação mais formativa e inclusiva. Os participantes do estudo relataram que a adoção de estratégias inovadoras, como avaliações baseadas em projetos e feedback contínuo, melhora a motivação e o engajamento acadêmico. No entanto, desafios como a resistência à mudança, a falta de capacitação docente e limitações estruturais dificultam a implementação dessas modalidades. Conclui-se que a transformação das modalidades avaliativas no ensino superior exige políticas institucionais mais eficazes, capacitação contínua dos docentes e uma abordagem pedagógica que valorize tanto o processo quanto os resultados da aprendizagem.

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Publicado

2025-11-25

Como Citar

Alano, F. L. F., & Bolacha, N. H. . (2025). MODALIDADES DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: ESTUDO DE CASO DO INSTITUTO SUPERIOR X EM PEMBA (2019-2021). ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(9), 40–60. Obtido de https://www.alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/421