ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA SOBRE O CURRÍCULO E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Palavras-chave:
currículo, prática docente, análise bibliométrica.Resumo
Currículo e prática docente possuem importante relação no contexto da educação, em particular no âmbito da Didática. No entanto, nenhuma revisão bibliométrica sobre tal ligação foi publicada até agora. Por isso, objetivou-se analisar de maneira bibliométrica a relação existente entre currículo e prática docente, de acordo com a literatura publicada até julho de 2024. A análise bibliométrica escolheu artigos extraídos da base Scopus. Em relação aos resultados, foram selecionados 11 artigos científicos de grande relevância, relativos à abordagem entre currículo e prática docente, que foram analisados por distintos indicadores bibliométricos. Este estudo fornece informações úteis sobre o status atual da literatura sobre currículo e prática docente, oferecendo informações para acadêmicos, educadores e tomadores de decisão da área educacional e da área de didática. Os resultados têm consequências para os formuladores de políticas educacionais, permitindo melhor compreensão da pesquisa atual e proposição de tópicos prospectivos para futuros estudos do tema.
Downloads
Referências
BAKER, H.K., KUMAR, S., PATTNAIK, D., 2020. Fifty years of the financial review: a bibliometric. Financ. Rev. 55, 7-24.
CHUEKE, G. V.; AMATUCCI, M. O que é bibliometria: uma introdução ao Fórum. Internext, 10(2), 1-5, 2015. DOI: https://doi.org/10.18568/1980-4865.1021-5.
DRIJVERS, P., GRAUWIN, S.; TROUCHE, L. When bibliometrics met mathematics education research: the case of instrumental orchestration. Cogent Education, 1-15. 2020. DOI: https://doi.org/10.1007/s11858-020-01169-3.
ELSEVIER. Scopus: banco de dados de resumos e citações organizado por especialistas. 2024. https://www.elsevier.com/pt-br/solutions/scopus.
SACRISTÁN, J. Gimeno. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2013.
VAN Eck; JAN, N. Vosviewer: a computer program for bibliometric mapping. SSRN., 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-009-0146-3

