A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA PROVÍNCIA DO UÍGE-ANGOLA

Autores

  • Cláudia Maria Furtado Paulo Universidade Kimpa Vita
  • Khokhy Sefo Maria Barros Instituto Superior Politécnico de N’Dalatando-Cuanza Norte
  • Emmanuel Paulo Dala Zua Instituto Superior Politécnico do Bita (ISPOB) -Luanda

Resumo

O estudo sobre a gestão de resíduos sólidos na província do Uíge-Angola representa uma análise reflexiva das práticas de manuseio, colecta, tratamento reciclagem e disposição final dos resíduos gerados, no contexto urbano e periurbano da região. A província do Uíge foi seleccionada como estudo de caso devido ao expressivo aumento na geração de resíduos sólidos urbanos impulsionado, pelo crescimento populacional e pela urbanização acelerada evidenciando, desafios significativos na gestão de resíduos tornando, a região representativa com o objectivo de analisar e propor soluções sustentáveis, que envolvam participação comunitária, educação ambiental e fortalecimento institucional. A pesquisa adoptou uma abordagem exploratória, qualitativa baseada na revisão bibliográfica de literaturas já publicadas, cartográfica, observação directa de campo utilizando, análise documental de políticas públicas, entrevistas aos gestores locais e membros da comunidade. Os resultados indicam que a gestão de resíduos sólidos na região enfrenta, desafios significativos incluindo infra-estrutura inadequada e baixa participação comunitária. A maioria dos resíduos é descartada em lixões a céu aberto contribuindo, para a poluição ambiental e problemas de saúde pública. Comparativamente, os países desenvolvidos implementam políticas de economia circular. A integração de soluções tecnológicas, como sistemas automatizados de colecta e monitoramento ambiental, programas de educação ambiental são indispensáveis, para enfrentar os impactos da poluição. A gestão de resíduos sólidos na província do Uíge requer a implementação de políticas públicas mais robustas e inclusivas, infra-estrutura adequada e engajamento da comunidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agência Nacional de Resíduos (2023). Reutilizar o passado, Reciclar o presente e Salvar o futuro. Edifício 11 B, Condomínio Rosalinda, Estrada Direita da Samba, Município de Luanda, Província de Luanda, República de Angola.

Almeida, J. R., & Costa, M. H. (2021). Governança ambiental e acordos internacionais: Uma abordagem integrada. Lisboa: Edições Sustentáveis.

Alves, R., & Rocha, F. (2020). Gestão de resíduos na construção civil. Lisboa: Editora Sustentável.

Angola. (1998). Lei n.º 5/98 de 19 de Junho: Lei de Bases do Ambiente. Diário da República, I Série.

Costa, J., & Almeida, R. (2019). Gestão de resíduos sólidos urbanos: Desafios e soluções no contexto internacional. Editora Ambiente.

Ferreira, M. J. (2019). Resíduos perigosos e saúde pública: Uma abordagem normativa. Porto: EcoLegis.

Gonçalves, D. (2022). E-lixo e sustentabilidade: Desafios e oportunidades. São Paulo: Tecnologias Limpas Editora.

Lima, R. F. (2021). Políticas públicas e sustentabilidade: A gestão de resíduos no contexto urbano. Brasília: Instituto Ambiental Brasileiro.

Martins, A. (2021). Indústria e meio ambiente: O tratamento de resíduos no século XXI. Rio de Janeiro: Ambientar.

Medeiros, M. A., Oliveira, J. S., & Santos, R. F. (2011). Resíduos sólidos: problemáticas e soluções. Editora UFABC.

MINUA. (2012). Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. Ministério do Urbanismo e Ambiente.

ONU. (2020). Convenção da Basileia sobre o controle de movimentos transfronteiriços de resíduos perigosos e seu depósito. Nações Unidas. https://www.basel.int

Santos, L. A., & Oliveira, M. T. (2020). Gestão integrada de resíduos sólidos: Teoria e prática. Porto Alegre: Editora Verde Sustentável.

Silva, P. (2020). Resíduos sólidos e sua classificação: Teorias e práticas. S/ed., S/Ed., S/l.

Silva, P., & Mendes, H. (2021). Classificação e gestão dos resíduos sólidos urbanos. Maputo.

UNEP – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. (2019). Global Environment Outlook – GEO-6: Healthy Planet, Healthy People. Cambridge: Cambridge University Press.

UNEP – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. (2020). Basel Convention: Guidance for the environmentally sound management of hazardous wastes. Nairobi: United Nations Environment Programme.

União Europeia. (2008). Directiva 2008/98/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de Novembro de 2008, relativa aos resíduos. Jornal Oficial da União Europeia.

Downloads

Publicado

2025-12-10

Como Citar

Furtado Paulo, C. M., Maria Barros, K. S. ., & Dala Zua, E. P. (2025). A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA PROVÍNCIA DO UÍGE-ANGOLA. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(10), 393–405. Obtido de https://www.alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/536