EDUCAÇÃO E O SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO, CULTURAL E SOCIAL: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DESAFIOS PARA O ENSINO SUPERIOR NA LUSOFONIA, NA ERA DA INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE
Palavras-chave:
Inteligência artificial, avaliações de ensino, super- humanismoResumo
O título deste trabalho já traduz o seu objetivo que é o de refletir e propor vias de soluções urgentes para os múltiplos avanços da IA neste campo face as políticas de ensino e aos métodos usuais de avaliação escolar até hoje, também aos tipos de profissões e cursos que não resistirão às ameaças da IA. Este estudo convoca pesquisadores e políticos responsáveis pela educação a uma reflexão levando em conta os diferentes processos técnicos e tecnológicos que a IA já nos apresenta sobre a possível capacidade de assimilação das lições pelos alunos independentemente das situações-problemas e as tarefas solicitadas, sem fazendo muito esforço. Para là chegar, recorremos à pesquisa exploratória e bibliográfica, que nos permitiu iluminar o objeto do estudo e também um desenho bibliográfico, baseado em um certo número de teorias e área. Observou-se que é possível perceber o perigo que a IA apresenta no campo da educação, e o mesmo já supera o humanismo.
Downloads
Referências
Brynjolfsson, E.; & Mcafee, A. (2014). The Second Machine Age: Work, Progress, and Prosperity in a Time of Brilliant Technologies. New York: W. W. Norton & Company.
Dicionário (2020). Informática e novas tecnologias de informação. Local de publicação: Editora.
Gil, A. C. (2006). Como preparar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.
Goostmen, A. (2019). Sociedade de Londres. Local de publicação: Editora.
Laurant, A. (2021). La guerre des intelligences: Intelligence Artificielle contre l’Intelligence humaine. Paris: Éditeur.
Masandi, J. (2016). Dinâmica afetiva na avaliação das aprendizagens escolares. São Paulo: Editora Educação.