EDUCAÇÃO E O SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO, CULTURAL E SOCIAL: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DESAFIOS PARA O ENSINO SUPERIOR NA LUSOFONIA, NA ERA DA INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE

Autores

  • Dizunguidi Makanda Instituto Superior Politécnico de Ndalatando - Angola
  • Cristóvão João Zua Instituto Superior Politécnico de Ndalatand - Angola
  • Miguel Bungo Instituto Superior Politécnico de Ndalatando - Angola

Palavras-chave:

Inteligência artificial, avaliações de ensino, super- humanismo

Resumo

O título deste trabalho já traduz o seu objetivo que é o de refletir e propor vias de soluções urgentes para os múltiplos avanços da IA neste campo face as políticas de ensino e aos métodos usuais de avaliação escolar até hoje, também aos tipos de profissões e cursos que não resistirão às ameaças da IA. Este estudo convoca pesquisadores e políticos responsáveis pela educação a uma reflexão levando em conta os diferentes processos técnicos e tecnológicos que a IA já nos apresenta sobre a possível capacidade de assimilação das lições pelos alunos independentemente das situações-problemas e as tarefas solicitadas, sem fazendo muito esforço. Para là chegar, recorremos à pesquisa exploratória e bibliográfica, que nos permitiu iluminar o objeto do estudo e também um desenho bibliográfico, baseado em um certo número de teorias e área. Observou-se que é possível perceber o perigo que a IA apresenta no campo da educação, e o mesmo já supera o humanismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brynjolfsson, E.; & Mcafee, A. (2014). The Second Machine Age: Work, Progress, and Prosperity in a Time of Brilliant Technologies. New York: W. W. Norton & Company.

Dicionário (2020). Informática e novas tecnologias de informação. Local de publicação: Editora.

Gil, A. C. (2006). Como preparar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Goostmen, A. (2019). Sociedade de Londres. Local de publicação: Editora.

Laurant, A. (2021). La guerre des intelligences: Intelligence Artificielle contre l’Intelligence humaine. Paris: Éditeur.

Masandi, J. (2016). Dinâmica afetiva na avaliação das aprendizagens escolares. São Paulo: Editora Educação.

Downloads

Publicado

2025-03-31

Como Citar

Makanda, D. ., Zua, C. J. ., & Bungo, M. . (2025). EDUCAÇÃO E O SEU IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO, CULTURAL E SOCIAL: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E DESAFIOS PARA O ENSINO SUPERIOR NA LUSOFONIA, NA ERA DA INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(7), 317–324. Obtido de https://www.alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/682