FACTORES MOTIVACIONAIS DA ESCOLHA DO SUPERVISOR DA MONOGRAFIA CIENTÍFICA PELOS ESTUDANTES NO ISMMA (2022-2023)
Palavras-chave:
factores motivacionais, supervisor, monografia científica, estudantesResumo
A supervisão dos trabalhos de culminação do curso é responsabilidade de todo professor que administra a docência em sala de aula, permitindo assim maior cientificidade e garantia de qualidade aos trabalhos científicos produzidos pelos estudantes. Esta pesquisa tem como objectivo geral analisar os factores motivacionais da escolha do supervisor de monografia científica pelos estudantes dos cursos de serviço social e filosofia e ética do Instituto Superior Maria Mãe de África (ISMMA) no período de 2022 - 2023. Especificamente, a pesquisa visa identificar os factores motivacionais da escolha do supervisor pelos estudantes; descrever o perfil do supervisor de trabalhos de culminação de curso. Metodologicamente, é uma pesquisa baseada na abordagem qualitativa, descritiva. A pesquisa envolveu 30 participantes, dos quais 18 homens e 12 mulheres, sendo 18 estudantes de licenciatura, 10 supervisores, 2 coordenadores. Os resultados indicam que os estudantes escolhem os seus supervisores quando a sua área de interesse ou tema de pesquisa estiver alinhada à área de pesquisa do docente, ou à área em que estiver a ministrar aulas; ou quando o docente comporta as seguintes aptidões: Estabelece boas relações humanas; é comunicativo e por ter sido docente do estudante. Sugere-se aos estudantes a optarem em trabalhar com docentes da linha de pesquisa vinculadas ao tema em pesquisa pois estes poderão facultar subsídios concretos para o enriquecimento do trabalho. Aos docentes a optarem em aceitar supervisionar se o tema estiver alinhado a sua linha de pesquisa.
Downloads
Referências
Alarcão, I., e Tavares, J. (2003). Supervisão da prática pedagógica - Uma prespectiva de desenvolvimento e aprendizagem. 2ª Edição. Coimbra
Alarcão, I. (2000). A Supervisão no campo educativo. 1ª Edição. Coimbra
Andrade, N. V. (1979). Supervisão em Educação. Editora Itec. Rio de Janeiro
Carlos, et all. (2019). Supervisão: Modelos e processos. Porto
Cervo, A. & Bervian, C. (1999). Guia para normalização de trabalhos técnico-científicos: Projectos de pesquisa e trabalhos académicos. Dissertação e tese. 5ª Edição.
Dantas, C. C.; Leite, J. L.; Lima, S. B. S.; tipp M. A. C. Teoria fundamentada nos dados - aspectos conceituais e operacionais: metodologia possível de ser aplicada na pesquisa em enfermagem. Rev. Latino-americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 17, n. 4, 2009. Disponível em: www.eerp.usp.br/rlae Acesso em: 12 jul. 2018. Editora Uberlândia. Brasília
Faria, E. T. (1989). Supervisão escolar. São Paulo
Faculdade Osvaldo Cruz. (2014). Manual para elaboração de trabalhos de culminação do curso. São Paulo. https://www.oswaldocruz.br/conteudo_ler.asp?id_conteudo=36723&id_unidade=6&id_escola=17&largura=215
Formosinho, J. O. (2002). A Supervisão na Formação de Professores. Porto Editora
ISMMA. (2015). Regulamento de Culminação dos Cursos de Licenciatura. Maputo
Girardi (In: Síntese do trabalho desenvolvido no III encontro de supervisores de educação, promovido pela ASSARS, de 25 a 29 de Agosto de 1982. Porto Alegre
ISMMA. (2019). Adenda – Regulamento de Culminação dos Cursos de Licenciatura. Maputo
Jacobsen, A. L. (2016). Metodologia Científica (orientação ao TCC)
Koche, J. C. (2001). Fundamentos de metodologia científica, Teoria da Ciência e Pratica. Editora: Vozes. Petropolis.
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. (2014). Orientações Gerais para a elaboração do trabalho de Monografia.
Prodanov, C. C., & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas de Pesquisa e do trabalho Académico. 2ª Edição. Feevale
Richardson, R. J. (2009). Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 3ª Edição. Cortez editor. São Paulo
Salgueiro, S. I. D. (2014). Perfil do Supervisor Pedagógico do 1º CEB.
Severino, A. J. (1991). Metodologia de trabalho Científico. 3ª Edição. Cortez Editor. São Paulo
Vasconcelos, T. (2009). Pratica pedagógica sustentada. Cruzamento de saberes e de competências. 1ª Edição. Lisboa

