USO DO JOGO PRIMOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Palavras-chave:
Aprendizagem, Jogos, Lúdico, Matemática, PrimosResumo
A presente pesquisa centra-se na análise da eficiência do jogo matemático “Primos” no Processo de Ensino e Aprendizagem em particular na factorização. Desta forma, esta pesquisa avalia o impacto do uso do jogo lúdico com base numa análise comparativa entre duas turmas, onde usou-se uma amostra intencional. A pesquisa foi desenvolvida na Escola Secundária Armando Emílio Guebuza - Massinga. Foram seleccionados 50 em universo de 370 alunos da 9a classe do curso diurno, divididos em 25 em cada turma, sem repetentes, sendo um grupo experimental e o outro de controlo. No princípio, foi aplicado um pré-teste a fim de testar o nível inicial dos alunos quanto a factorização. Após isso, seguiu-se a leccionação de aulas, na turma experimental com recurso ao jogo Primos como alternativa didáctica, assentado na teoria construtivista e a turma de controlo sem recurso ao jogo. Após a leccionação das aulas, as duas turmas foram submetidas ao pós-teste para verificar as viabilidades da implementação da proposta de ensino. Os resultados do estudo foram analisados com base no método quantitativo e do pacote estatístico SPSS que permitiu a realização do teste t, o que determinou a eficácia do uso do jogo “Primos” como actividade lúdica de motivação para o ensino da matemática.
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