EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA EM MOÇAMBIQUE: UMA ABORDAGEM SOBRE O APROVEITAMENTO PEDAGÓGICO DOS ALUNOS DO PROGRAMA DO ENSINO SECUNDÁRIO À DISTÂNCIA (PESD)
Palavras-chave:
Aproveitamento Pedagógico, Educação à distancia, Ensino-Aprendizagem,.Resumo
A presente pesquisa teve como a finalidade de conhecer os factores que influenciam o aproveitamento pedagógico dos alunos do Programa do Ensino Secundário à Distância, onde foram entrevistadas 23 pessoas, das quais: 1 técnico do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Xai-Xai, 1 gestor, 11 tutores e 10 alunos. A pesquisa quanto à natureza é qualitativa, aliada ao método etnográfico. Quanto às técnicas para a recolha de dados do campo, baseou-se na técnica de entrevista semi-estruturada, observação e a categorização das respostas dos entrevistados. Os resultados revelaram que o aproveitamento pedagógico dos alunos do PESD no Centro de Apoio e Aprendizagem da Escola Secundária de Xai-Xai, é influenciado pela inexistência de infra-estruturas apropriadas, inexistência e/ou insuficiência de recursos materiais, didácticos, tecnológicos, humanos capacitados e experientes em EaD para responder a implementação deste programa, assim como pelo facto dos alunos do PESD, não possuírem capacitação, a atitude autodidacta e condições materiais para estudar nos moldes do ensino à distância. Com vista a melhorar o PEA dos alunos do PESD, sugere-se nesta pesquisa, a implantação dos CAA’s em infra-estruturas apropriadas e apetrechadas com recursos materiais e tecnológicos, observância dos requisitos exigidos aos alunos para se matricular no PESD, observância dos requisitos exigidos para indicação dos tutores, flexibilização e supervisão continuada do modelo de tutorias, capacitação continuada dos agentes envolvidos no PEA, redimensionamento de materiais auto-instrucionais e descentralização na elaboração das avaliações aplicadas aos alunos do PESD.
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