Educação mercantil e auto-administrativa como maiores desafios do Ensino Superior em Moçambique no século XXI .pdf

Autores

  • Pedro Alfredo Ferro Universidade Jean Piaget - Moçambique

Palavras-chave:

Educação Mercantil. Educação Auto-administrava. Desafios do Ensino Superior em Moçambique.

Resumo

Este artigo visa compreender os desafios do ensino superior em Moçambique no século XXI. Os desafios do ensino variam de acordo com o tempo e lugar. A diversidade de necessidades de cada país influenciam directamente aos desafios do ensino em geral e superior em especial. Qual é o desafio do ensino superior em Moçambique no século XXI? Através de uma pesquisa bibliográfica será feito um estudo sobre os actuais desafios do ensino superior em Moçambique. Esta pesquisa tornou-se possível mediante o uso do método hermenêutico e técnica documental. Feito o estudo através de uma análise crítica sobre os desafios do ensino superior em Moçambique no presente século, pode-se concluir que um dos desafios do ensino superior é formar recursos humanos qualificados tecnicamente como mercadoria, para servir o mercado de trabalho quer público ou privado, por um lado. Por outro, formar cidadãos capazes de autoadministrar-se, capacitar os cidadãos no saber ser e agir diante das circunstâncias envolventes às suas vidas, sobretudo ao seu bem-estar, cidadãos que não se limitam aos terceiros para mover suas vidas à prosperidade de si mesmos e consequente do país.

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Publicado

2025-11-09

Como Citar

Ferro, P. A. . (2025). Educação mercantil e auto-administrativa como maiores desafios do Ensino Superior em Moçambique no século XXI .pdf. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(9), 87–95. Obtido de https://www.alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/837