COMÉRCIO INTERNACIONAL: DESAFIOS DO TRÂNSITO ADUANEIRO DE MERCADORIAS EM MOÇAMBIQUE
Palavras-chave:
alfândegas, controlo aduaneiro, JUE, procedimentos aduaneiros, trânsito aduaneiroResumo
O artigo analisa os desafios do trânsito aduaneiro de mercadorias em Moçambique. Por conseguinte, trás uma reflexão sobre possível mitigação. Trânsito aduaneiro é o regime aduaneiro de circulação, no território aduaneiro nacional de mercadorias provenientes do exterior com destino a outro ponto do exterior, livre de pagamento de direitos e demais imposições, mediante prestação de garantia e sob controlo aduaneiro, (DM n° 116/2013). A localização de Moçambique na costa marítima, reveste-se de grande importância, no contexto do comércio internacional. Todos países da Africa Austral, em particular os que não são costeiros, como Botswana, Lesoto, Malawi, Suazilândia, Zâmbia e Zimbabwe precisam dos portos moçambicanos para exportar ou importar mercadorias. Através do método bibliográfico-descritivo a pesquisa apurou que mercadorias com maior fluxo no trânsito em Moçambique são minérios e combustíveis. Foram identificados os seguintes constrangimentos no fluxo de mercadorias em trânsito: prevalência do Duplo processamento do trânsito aduaneiro - manual e eletrónico; falhas de sincronização dos sistemas de desembaraço aduaneiro; oscilações de internet; indisponibilidade dos declarantes em algumas fronteiras; falsos trânsitos e o fraco domínio de procedimentos aduaneiros, em ambientes digitais de desembaraço aduaneiro de mercadorias. Entendemos que, o concurso destes constrangimentos sem uma solução a altura, pode gerar resultados adversos para o trânsito aduaneiro, nomeadamente, na elevada perda de receitas para o Estado, na medida em que contrabandistas podem aproveitar-se das fragilidades e lacunas dos procedimentos aduaneiros para explorar oportunidades de comércio ilícito de mercadorias, o que pode anular todas as vantagens inerentes ao trânsito aduaneiro, em sede do comércio internacional.
Downloads
Referências
Braga, J. L. (2005). Para começar um projeto de pesquisa. Comunicação & Educação, 10(3), 288-296.
Camal, D. I. (2014). Análise da logística nos portos de Moçambique e seu Hinterland. Master's thesis, Instituto Politécnico do Porto. Porto, Portugal.
Estatísticas Tributárias (2022), Anuário Estatístico – Estatísticas Tributárias 2021 – edição n.º 5, Maputo, Moçambique.
Masetto, M. T. (2012). Competência pedagógica do professor universitário. 2ª edição revista e actualizada. São Paulo, Brasil: Summus editorial.
Min, J. (2010). A Importância dos Portos Marítimos de Moçambique numa Perspectiva
Estratégica. Instituto de Estudos Superiores Militares Lisboa. Lisboa, Portugal.
Nakhare, A. T. T. M. (2020). Implicações económicas do contrabando em Moçambique: 2006-2016. Tese de doutoramento - Universidade Federal do Rio Grande do Ssul – UFRGS, Brasil.
Legislação
Decreto n° 37/2023, de 29 de Junho – Regras Gerais de Desembaraço Aduaneiro de Mercadorias.
Diploma Ministerial n° 116/2013, de 8 de Agosto, Regulamento do Trânsito Aduaneiro
Diploma Ministerial n° 19/2023, de 24 de Janeiro, Regulamento de Selagem Eletrónica e Rastreio de Carga em Trânsito.
Ordem de Serviço n° 13/AT/DGA/411/2023, de 27 de Junho de 2023

