INFLUÊNCIA DO CONTROLO INTERNO NA MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL – CASO DE MCMILLAN WOODS MOZAMBIQUE, LDA. (2022-2023)

Autores

  • Edson Ivan Mausse Universidade Catolica de Mocambique
  • José Emílio Flores Baluane Universidade Catolica de Moçambique

Palavras-chave:

Controlo Interno, Desempenho Organizacional, Organizacao

Resumo

Na actualidade, há uma grande competição de mercado. As empresas querem estar sempre com resultados positivos, e o controle interno são procedimentos que auxiliarão o administrador nas tomadas de decisões, pois através dessas informações colectadas que serão feitas avaliações necessárias a empresa . A presente pesquisa tem como tema a Influencia da Controlo Interna na Melhoria do Desempenho Organizacional na Empresa McMillan Woods Mozambique, Lda, visa mostrar de forma clara a importância do Controlo Interno no desempenho organizacional e consequente contributo para o alcance dos objectivos da entidade visada. A fundamentação teórica abordará os aspectos mais importantes de controlos internos adoptados na organização, factores que influenciam o desempenho organizacional. O estudo de caso será realizado na sede da organização que apresenta um alto volume de documentos circulando internamente. Essa movimentação excessiva de documentos, que circulam internamente, gera um ambiente favorável aos erros e fraudes comuns. A análise dos dados obtidos com a aplicação do questionário, possibilitou detectar as falhas nas rotinas internas e a sugerir quais controlos internos poderao ser aplicados à rotina da organização no sentido de auxiliar aos directores a implementar políticas e procedimentos que protejam o bens ou activos da organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Almeida, M. C. (2012). Auditoria: Um curso moderno e completo. 8ª edição. São Paulo: Atlas.

Attie, W. (2011). Auditoria, conceitos e explicações. 3ª edição. São Paulo: Atlas Editora.

Carneiro, A. (2009). Auditoria e Controlo de Sistemas de informação. 1ª Edição. Lisboa: Editora de Informática, Lda.

Castro, D. P. (2011). Auditoria, contabilidade e controle interno no sector público. 4ª Edição. São Paulo: Atlas.

Crepaldi, S. A. (2012). Auditoria Contábil: teoria e prática. 8ª Edição. São Paulo: Atlas.

Gil, A. C. (1999). Como elaborar projectos de pesquisa. 2ª Edição. São Paulo: Atlas, 1999;

Michel, M. H. (2005). Metodologia e Pesquisa Cientifica: Um guia Prático para Acompanhamento da Disciplina e Elaboração de Trabalhos Monográficos. São Paulo: Editora Atlas S.A.

Morais, G., & Martins, I. (2007). Auditoria interna: função e processo. 3ª Edição. Lisboa: Editora Áreas.

Oliveira, L., & Filhos, A. D. (2001). Curso Básico de Auditoria. 2ª Edição. São Paulo: Editoras atlas SA.

Pinheiro, J. L. (2014). Auditoria Interna: Manual Pratico Para Auditores. 3ª Edição. Lisboa: Letras e conceitos, Lda.

Downloads

Publicado

2025-09-08

Como Citar

Mausse, E. I., & Baluane, J. E. F. . (2025). INFLUÊNCIA DO CONTROLO INTERNO NA MELHORIA DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL – CASO DE MCMILLAN WOODS MOZAMBIQUE, LDA. (2022-2023). ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(8), 48–62. Obtido de https://www.alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/419