PRÁTICAS AVALIATIVAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE

Autores

  • José Machado Toronga Instituto Superior de Formação, Investigação e Ciência – ISFIC - Moçambique

Resumo

O artigo tem como objectivo, analisar a transição das metodologias tradicionais de avaliação para práticas inovadoras nas Instituições de Ensino Superior (IES) em Maputo Cidade, identificando as barreiras estruturais, culturais e tecnológicas. A pesquisa qualitativa foi conduzida por meio de um estudo de caso em quatro IES, duas públicas e duas privadas, utilizando entrevistas com docentes e análise de documentos institucionais. Os resultados mostram que, apesar da crescente conscientização sobre a necessidade de inovação nas práticas avaliativas, as IES ainda enfrentam desafios substanciais, como a predominância dos métodos tradicionais, resistência dos docentes à mudança e a falta de capacitação pedagógica e recursos tecnológicos adequados. Embora as instituições reconheçam a importância de se adaptar às demandas educacionais contemporâneas, os métodos tradicionais continuam sendo amplamente adoptados, com tendência crescente de integrar elementos inovadores para criar um sistema de avaliação mais equilibrado. Os resultados destacam que, embora algumas IES demonstrem intenção de investir na capacitação docente, esse esforço tem sido tímido e insuficiente para promover mudanças substanciais. A falta de formação contínua para os docentes limita a aplicação eficaz de metodologias inovadoras, comprometendo o impacto das práticas avaliativas. As IES públicas enfrentam desafios estruturais mais profundos, como a falta de infraestrutura tecnológica e resistência à mudança, dificultando a implementação de práticas inovadoras. As IES privadas, com mais recursos, a resistência docente e a falta de capacitação pedagógica continuam sendo obstáculos. A transição para práticas inovadoras exige uma abordagem estratégica e integrada, com investimentos em capacitação docente, infraestrutura tecnológica e suporte institucional.

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Publicado

2025-11-09

Como Citar

Toronga, J. E. M. . (2025). PRÁTICAS AVALIATIVAS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR EM MOÇAMBIQUE. ALBA - ISFIC Research and Science Journal, 1(9), 13–26. Obtido de https://www.alba.ac.mz/index.php/alba/article/view/392