IMPACTO DAS RUPTURAS PARENTAIS POR CONFLITOS ARMADOS NO DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL E ACADÉMICO INFANTIL EM GORONGOSA
Palavras-chave:
Palavras-chave: Conflitos Armados, Desempenho Acadêmico, Desenvolvimento Infantil, Rupturas nos Cuidados ParentaisResumo
Este estudo examina os impactos das rupturas nos cuidados parentais, causadas por conflitos armados, no desenvolvimento socioemocional e no desempenho acadêmico de crianças no Distrito de Gorongosa, Moçambique. Focando em crianças cujos pais foram ex-guerrilheiros da RENAMO, a pesquisa utilizou metodologias quantitativas e qualitativas, incluindo o Questionário de Forças e Dificuldades, entrevistas semi-estruturadas e análise de dados acadêmicos. Os resultados indicam que as crianças afectadas pelos conflitos apresentam maiores dificuldades emocionais e comportamentais, como ansiedade, depressão, comportamentos agressivos e hiperatividade, além de desempenho acadêmico inferior comparado ao grupo de controle.
Diferenças de gênero foram observadas, com meninos apresentando mais problemas de conducta e hiperatividade, enquanto meninas mostraram mais sintomas emocionais. A análise revelou que a idade das crianças e o nível de educação dos pais influenciam os impactos dos conflitos. Crianças mais velhas mostraram mais sintomas emocionais, e um nível de educação mais alto dos pais correlacionou-se com melhor desempenho acadêmico das crianças.
Recomenda-se a implementação de programas de apoio psicossocial e educacional, fortalecimento dos cuidadores, desenvolvimento de políticas públicas que garantam acesso a serviços de saúde mental e apoio psicossocial, além de promover a estabilidade e a reconstrução das comunidades afectadas. A pesquisa contínua e a colaboração intersectorial são essenciais para desenvolver políticas eficazes e apoiar o desenvolvimento saudável das crianças no Distrito de Gorongosa, ajudando a quebrar o ciclo de trauma e a criar um futuro mais promissor para as gerações futuras.
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